segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Trovas

Descobri o que eu já sabia: que sou um baita trovador... hehehehe!

A trova literária obedece a todo um conjunto de nuances e detalhes. Desenvolver esse tipo de poema, que segue a formatação da redondilha maior e requer um exame sonoro e silábico minucioso para 'encaixar' na métrica, não é tão fácil quanto parece. Sorte que tive uma excelente instrutora.

Confira as trovas que escrevi na oficina da "profe" Luci Barbijan.


 
Tema: Liberdade

Moro só em meu cantinho
diferenças que aproximam
eu jamais estou sozinho
liberdade, tons que rimam

Progresso, verde e amarelo
ordem, a bandeira diz
mas não tem nada mais belo
a liberdade em meu país



 

Tema: Sapato

É largo, mal acabado
verdadeiro de um bagaço
é mesmo bem engraçado
o sapato do palhaço

Distraído eu bocejava
numa tremenda cilada
quando vi eu caminhava
com um sapato de cada




Tema: Vida

Esperança enternecida
enobrece o coração
eis que a dádiva da vida
não se acaba no caixão


Tema: Saudade

Sal que arde lá na mente
apimenta a amargura
a saudade que se sente
é viver em sala escura


Tema: Amigo
Meu amigo, companheiro
tenho algo a declarar
neste verso altaneiro
quero o teu dia saudar


Tema: Amor
Amor é um ódio amistoso
liberdade de prender
inocência do ardiloso
é não quero nem saber!


Tema: Cobertor
Nunca mais eu lavo roupa!
digo, fulano de tal
frio me põe dormir de touca
cobertor lá no varal

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tema: Battle Scenes
    Novo Card Game ! Bradou-me feliz um amigo !
    Receou-me logo o bolso, sim ! Pressenti o perigo !
    Mas regras foram-me ensinadas, e o caminho percorrido...
    E no fim o que é 200 dilmas pra jogar competitivo ?

    ResponderExcluir

Curta a página de Doença e Cura no Facebook